quinta-feira, 31 de março de 2011

Vídeo | Wu Lyf com novo videoclip

Os WU LYF acabam de apresentar um novo vídeo com o título “LYF”, o grupo britânico vai lançar o seu primeiro LP a 13 de Junho através de editora própria, a Lyf Recordings. Estreiam-se a actuar em Portugal a 9 de Julho.


sábado, 26 de março de 2011

Notícia e Áudio | Nova canção de Panda Bear


Da cassete que os membros da banda criaram para a parceria com a marca de ténis Keep, aqui fica "The Preakness" a canção composta por Noah Lennox aka Panda Bear, o membro dos Animal Collective que reside em Lisboa. O tema tem o nome de uma corrida de cavalos que serve de pretexto para uma vez por ano se fazer uma festa em Baltimore, cidade natal da banda. É Panda Bear vintage.

Notícia | Goblin, segundo álbum de Tyler , The Creator já tem data de edição e capa




















Esta é a capa do novo disco de Tyler, The Creator a ser lançado pela XL Recordings a 10 de Maio. Tyler faz parte do colectivo hip-hop Odd Future Wolf Gang Kill Them All e é o primeiro a ter contrato com uma editora. Até aqui todos os lançamentos dos elementos que constituem o grupo foram realizados através do próprio site, nomeadamente o disco de estreia de Tyler chamado "Bastard", editado no ano passado.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Notícia e Áudio | Duas novas faixas de Burial em escuta

Nesta terça-feira soube-se que no próximo dia 28 Março sairá um novo máxi-single de Burial com cerca de 20 minutos (em 12 polegadas), contendo três temas. Kode9, o responsável da editora Hyperdub, divulgou duas das faixas em primeira mão num programa de rádio da BBC1 -"Street Halo" e "Stolen Dog". De fora ficou "NYC", primeiro tema do lado B. O novo registo de Burial é a sua primeira gravação a solo desde 2007. Ainda este ano poderá ser lançado um novo álbum do produtor que deixou nítidas marcas na música mais recente, notando-se ecos do seu som em The xx, James Blake ou até Radiohead.

A: Burial - Street Halo


B2: Burial - Stolen Dog

Notícia | Radiohead: Grafismo do novo álbum e jornal distribuído gratuitamente

O novo disco da banda inglesa tem edição física em cd e vinil já na próxima segunda-feira e apresentamos abaixo o grafismo que vai ter (interior e contracapa). Como acção de promoção a banda vai oferecer um jornal intitulado "The Universal Sigh" na Praça Luís de Camões em Lisboa (a partir das 12 horas), informação veiculada pelo site criado para o efeito. Os Radiohead pedem aos fãs que tirem fotografias de si próprios e amigos a ler o jornal em locais diversos e pouco usuais, fotos que serão colocadas online. A edição especial com dois discos em vinil, um cd e ilustrações em formato de jornal está prevista para 9 de Maio. Com letras a vermelho e negro mostramos também o cartaz de apresentação.





























Notícia e Áudio | Bill Callahan com novo disco Apocalypse e novo single Baby's Breath




















Bill Callahan (dos saudosos Smog) está prestes a lançar o seu novo álbum "Apocalypse" no dia 5 de Abril via Drag City (inicialmente a data divulgada foi a de 19 de Abril), com esta belíssima capa pintada a óleo (um quadro chamado "Apocalypse at Mule Ears Peak, Big Bend National Park in West Texas" do artista plástico Paul Ryan). A segunda faixa do disco é o single "Baby´s Breath" e é possível ouvi-lo aqui em baixo.

Notícia e Áudio | Actress remistura Panda Bear

Oiçam abaixo a remistura "Primitive Pattern" de Actress para o novo single "Surfer's Hymn" de Panda Bear. Este é o single final (antes do álbum "Tomboy" chegar às lojas) e estará disponível na Kompakt a partir da próxima segunda-feira. Música de dança tribal, descrita pela editora como algo entre Dj Kozee e Villalobos.

Concerto | Cut Copy: concerto muito curto, soube a pouco...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Notícia e Vídeo | Wu Lyf editam em Junho álbum de estreia Go Tell Fire To The Mountain

















Os Wu Lyf (acrónimo de World Unite/Lucifer Youth Foundation) fazem parte do cartaz de dia 9 de Julho no Festival Optimus Alive 2011 e acabam de lançar um trailer acerca do seu álbum de estreia. O disco da misteriosa banda de Manchester deverá chamar-se “Go Tell Fire To The Mountain” e será lançado a 13 de Junho através da editora Lyf Recordings, pertença da banda.




E depois do trailer do álbum aqui fica o vídeo de "Spitting It Concrete Like The Golden Sun God".


Notícia e Áudio | Thurston Moore edita novo disco a solo; escutem o tema "Benediction"




















Thurston Moore dos Sonic Youth vai lançar um novo álbum a solo de nome "Demolished Thoughts" dia 24 de Maio na Matador (na Europa sai no dia anterior) com produção de Beck. O site da NPR colocou hoje em streaming o tema "Benediction" que conta com a participação de Samara Lubelski no violino. É uma belíssima balada, quase uma prece, construída à volta de guitarra acústica. Podem ouvir aqui.

Vídeo | TV On The Radio - Will Do

O single "Will Do", primeira amostra do disco "Nine Types of Light" a ser lançado brevemente pelos TV On The Radio tem um novo vídeo. Parece vagamente inspirado numa sequência do filme de ficção científica "Minority Report", uma vez que usa um mecanismo de realidade virtual para sentir/reviver emoções através de um processo artificial.

Notícia e Áudio | Battles desvendam capa do novo álbum Gloss Drop




















Esta é a capa do novo álbum dos Battles que sai a 7 de Junho na América do Norte e a 6 de Junho no resto do Mundo, pela editora Warp. Tal como indicado pelo site Drowned In Sound, a imagem foi criada pelo baixista/guitarrista da banda Dave Konopka e usada sem letras já deu origem a uma campanha de outdoors em cidades como Londres, Nairobi ou Austin. O grupo de post-rock que nos deu os excelentes EP C e B EP em 2006 e o fantástico álbum "Mirrored" em 2007 é agora um trio (após a saída do principal vocalista Tyondai Braxton).

Abaixo podem ouvir uma das canções do disco, "Ice Cream" com Matias Aguayo.

domingo, 20 de março de 2011

Notícia | Osso Vaidoso disponibilizam amostra de 3 canções

Os Osso Vaidoso são o novo projecto musical e poético de Ana Deus e Alexandre Soares, ambos dos extintos e saudosos Três Tristes Tigres, que nos deram dois excelentes álbuns nos idos anos 90 - "Guia Espiritual" e "Comum". No novo projecto apenas usam guitarra eléctrica e voz para dar forma musical às palavras de escritores como Alberto Pimenta, Regina Guimarães ou Valter Hugo Mãe. Durante 2010 actuaram em alguns locais apresentando as novas ideias e deram o último concerto na passada sexta-feira em Santo Tirso no bar Carpe Diem. Vamos certamente ouvir falar deles durante 2011.



sábado, 19 de março de 2011

Vídeo| Thom Yorke DJ Set @ Low End Theory - Los Angeles - 9 Março 2011

No passado dia 9 de Março Thom York  actuou como dj no Airliner Club de Los Angeles que todas as quartas-feiras tem as noites denominadas "Low End Theory", coordenadas por Gaslamp Killer, Daddy Kev, Nobody, D-Stiles e Nocando como dj´s residentes. Actuou durante cerca de uma hora e colocou toda a gente em delírio (aproximadamente 350 pessoas) com a sua setlist, da qual constaram temas de Fela Kuti, Kraftwerk, Burial, Modeselektor, Squarepusher, Major Lazer ou Madvillain. Podem confirmar no vídeo a impressionante intensidade da sua prestação, realizada a convite do seu amigo Steven Ellison aka Flying Lotus.


Vídeo | King Midas Sound @ Musicbox - 18 Março 2011 - Lisboa

sexta-feira, 18 de março de 2011

Vídeo | Aquaparque - Para além do bronze



Este é o vídeo da canção "Para Além do Bronze" que faz parte do novíssimo segundo álbum dos portugueses Aquaparque. O disco tem o nome "Pintura Moderna" e vai ser hoje apresentado no sótão do espaço Kolovrat 79 (Rua D. Pedro V, 79) a partir das 21h30. Na primeira parte podemos contar com o duo !Calhau! também a apresentar o seu novo registo "Quadrologia Pentacónica". A não perder.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Notícia | Mais uma novidade de Thom Yorke, trabalha num álbum com DOOM

Apenas 24 horas depois da súbita edição de "Ego" e "Mirror" há mas uma notícia de uma colaboração do vocalista de Radiohead, agora com DOOM (também conhecido como MF/MC DOOM). Numa entrevista à 3D World Magazine este produtor de hip-hop experimental revelou o seguinte: "Estou a fazer algumas coisas com Thom Yorke. Estamos a trabalhar em alguns duetos e assim. São só esboços e coisas preparatórias mas deveremos acabar por fazer um álbum inteiro juntos. Ele é impecável - tem uma data de ideias completamente fora". Anteriormente, Yorke já havia feito uma remistura para o tema "Gazzillion Ear" de DOOM que teve edição em 2009.

DOOM vai estrear-se ao vivo na próxima semana em territóro australiano e menciona ainda na referida entrevista que está a terminar um novo disco de Madvillain (projecto com Madlib) e a fazer um álbum para a William Street Records com a Adult Swim.

Vídeo | Júlio Resende Trio - Festa do 10º Aniversário Clean Feed @ Trem Azul - 16 Março 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

Notícia e Áudio | Thom Yorke, Burial e Four Tet lançam em conjunto um 12 polegadas

Ontem foi noticiada a edição de um vinil de 12 polegadas que junta Thom Yorke, Burial e Four Tet na editora deste último chamada Text, limitada a 300 cópias. O resultado desta colaboração são os temas "Ego" e "Mirror" que foram para o ar pela primeira vez ontem às 11 da noite na rádio britânica Rinse FM durante uma sessão de Four Tet com Floating Points.


Lado A: Burial + Four Tet + Thom Yorke - "Ego"




Lado AA: Burial + Four Tet + Thom Yorke - "Mirror"




Burial e Four Tet já haviam colaborado em 2009, lançando também um 12 polegadas em vinil com etiqueta totalmente negra, sem identificação dos autores e numa tiragem muito limitada de cópias. Podem escutar a seguir o lado A "Moth" e lado AA "Wolf Cub".


Burial & Four Tet - "Moth"




Burial & Four Tet - "Wolf Cub"

Vídeo | Caribou - Jamelia


terça-feira, 15 de março de 2011

Vídeo | Jamie Woon - Lady Luck


Noticia | Keep + Animal Collective

Os Animal Collective vão editar uma cassete a 26 de Março em colaboração com a Keep e todo o lucro das vendas reverterá a favor do Socorro Island Conservation Fund. A cassete deverá ser adquirida em conjunto com um dos cinco ténis da marca que foram desenhados pelos elementos do grupo. Do alinhamento constam quatro novas canções a solo.

1. Geologist - Jailhouse
2. Avey Tare - Call home (buy grapes)
3. Deakin - Country Report
4. Panda Bear - The Preakness


Notícia | Arctic Monkeys anunciam o nome do novo disco e a data de lançamento















Os Arctic Monkeys vão lançar a 7 de Junho o seu quarto álbum intitulado "Suck It and See". Do alinhamento do disco fazem parte 12 novas canções produzidas por James Ford (dos Simian Mobile Disco) nos lendários Sound City Studios em Los Angeles. Vai estar disponível em cd, vinil e download digital.

Podem ver o vídeo do novo tema "Brick By Brick" aqui.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Notícia | A editora portuguesa Clean Feed faz 10 anos











A Clean Feed Records, editora de jazz portuguesa e considerada no ano de 2010 como uma das cinco mais importantes editoras de jazz de todo o Mundo por diversas publicações musicais conceituadas, completa este ano o seu 10º Aniversário. Para celebrar a data especial a Clean Feed convida-nos a escutar um concerto do pianista Júlio Resende (em trio e a apresentar o seu último trabalho "You Taste Like A Song"), esta quarta-feira dia 16 de Março a partir das 22h na loja própria da editora denominada Trem Azul, sita na Rua do Alecrim, 21 A. A entrada é livre.

No mesmo local mas na sexta-feira dia 18 de Março pelas 21h30 e com entradas a 3€ actua o Open Field String Trio, constituído por João Camões (viola de arco), José Miguel (contrabaixo) e Marcelo dos Reis (guitarra clássica).

Das comemorações ainda fez parte um inusitado duo formado por Luís Lopes (guitarra) e Jean-Luc Guionnet (saxofone alto) que actuou no passado dia 13 no Grande Auditório da Culturgest.

Notícia | South By Southwest 2011 - Austin,Texas











dfdsafds

Disco - Novo lançamento | Wagon Christ - Toomorrow (Ninja Tune 2011)




















O  prolífico produtor britânico Luke Vibert está de volta aos discos com "Toomorrow", lançado hoje mesmo na  editora londrina Ninja Tune. Vibert utiliza desta vez o alias Wagon Christ de entre vários outros nomes que tem usado para fazer música (Plug, Spac Hand Luke, The Ace of Clubs e também o seu próprio nome com o qual lançou em 2009 o excelente "We Hear You" na Planet Mu). Considerado um especialista na criação de música exótica, a partir de samples vocais caricatos e ritmos psicadélicos, Vibert é o tipo de dj e produtor que nunca se leva demasiado a sério, sabe rir de si próprio e divertir-nos com a música que faz. Tal como é habitual na sua persona Wagon Christ, o álbum é composto por uma miríade de samples que apontam em outras tantas direcções musicais e que giram em torno dos samples vocais. Sente-se que se diverte imenso no processo de criar e que prefere antes de mais, o jogo e o acaso ao juntar as partes para formar o todo. E as partes vêm das mais variadas proveniências desde o trip-hop, o funk, a electrónica downtempo, o acid house, o hip-hop ou o disco, misturados com suprema inteligência para deleite dos nossos ouvidos. Desta forma o produtor consegue criar momentos de pura espontaneidade e surpresa, com o seu caos calculado e irreverente.
Escutem-se, por exemplo, o tema título "Toomorrow" que parece uma rave de brincar, a faixa "Manalyze This!" com o seu baixo corrosivo e carregada de teclados em loop ou a soberba "Accordian McShane" onde é colocado um som de órgão transbordante sobre camadas de ritmos e um belíssimo baixo circular. No tema "Respectrum" assistimos a um revival de groove funk dos anos 70 e em "Wake Up" há mais sabor acid house e samples arábicos sobre uma batida que ultrapassa qualquer estilo. O delírio disco que é "Lazer Dick" também merece ser salientado, bem como o funk hip-hop de "Chunkothy".
Vibert, como sempre, consegue desafiar convenções ao longo de cerca de uma hora e ao mesmo tempo realizar um álbum coerente e eclético.

Disco - Novo lançamento | Cacique' 97 - Chapa 97 EP (Footmovin' 2011)


Os Cacique´97 são um colectivo afrobeat luso-moçambicano constituído por 10 elementos de diversas proveniências (Cool Hipnoise, Philharmonic Weed, Tcheka e The Most Wanted) que em 2010 actuaram nos mais importantes festivais de world music nacionais e foram até à Polónia para o prestigiado Warsaw Cross Cultured Festival, ao lado de nomes como Salif Keita, Ladysmith Black Mambazo e Mayra Andrade. O disco de estreia foi editado em 2009 e anunciado como o primeiro disco de afrobeat português. Rapidamente foi acarinhado pela crítica nacional e internacional, com destaque para a Okayplayer dos lendários The Roots.

No passado dia 11 de Março foi lançado o EP "Chapa 97" com dois temas inéditos e quatro temas ao vivo que está a ser disponibilizado para download gratuito no site da Footmovin' Records.

"Chapa" é o nome dado às carrinhas Toyota Hiace de 12 lugares que fornecem o serviço de transporte em Moçambique, visto que não existe nenhuma rede de transportes públicos de autocarros. Por um preço negociável, estes transportes explorados por privados asseguram vários percursos onde em cada paragem o angariador recebe o pagamento dos passageiros e tenta cativar quem passa a usar este serviço. Para ouvir é só clicar abaixo.


Chapa 97 por Cacique´97

Notícia | Cuca Roseta lança o primeiro álbum




















No dia 21 de Março chega aos escaparates o disco de estreia de Cuca Roseta.

Disco - Novo lançamento | The Gift - Explode (La Folie 2011)



dhfdfdhfdgf

Notícia | The Gift - Novo videoclip "Made For You", novo disco "Explode" e três concertos no Tivoli

Os The Gift estão de regresso com o novo álbum "Explode", disco colocado à venda no site oficial da banda mediante registo. O sistema de pagamento foi o de "pague o que quiser", à semelhança do que sucedera com o pioneiro disco "In Rainbows" dos Radiohead em 2007. Para todos os fãs que se registaram foram enviadas para cada endereço de e-mail uma canção por dia, a partir do dia 28 de Fevereiro. O prazo limite para aquisição online ocorreu até ao dia 1 de Março. 

Entretanto, enquanto não chega a edição física é possível escutar o disco em streaming aqui. Do alinhamento de "Explode" fazem parte 11 canções incluíndo o primeiro single "RGB", como podem confirmar de seguida.
  1. Let It Be by Me
  2. Made For You
  3. RGB
  4. Mermaid Song
  5. The Singles
  6. Primavera
  7. Aquatica
  8. My Sun
  9. Suit Full of Colours
  10. Race is Long
  11. Always Better if You Wait for the Sunrise
Aqui fica também o vídeo para a canção "Made For You" com realização de Carleton Ranney. Foi gravado em Los Angeles com o actor americano Lukas Haas e a australiana Isabel Lucas e na passada 5ª feira a banda revelou que o vídeo já se encontrava no Youtube há cerca de duas semanas (antes mesmo do lançamento digital do álbum). Os actores foram convidados a gravar o tema como se este se tratasse de uma canção sua (usando inclusivamente o nome Lukas/Lucas), quando na realidade se tratava de uma canção dos The Gift. 

A banda procurou brincar com as expectativas dos fãs e comentou da seguinte forma o sucedido: " Viajámos até L.A., ensinámos-lhes os acordes da música, a letra já estava decorada porque também eles gostaram muito do que ouviram, o que nos facilitou em muito o facto de terem aceite dar a cara por esta ideia e gravámos o novo videoclip do novíssimo disco de The Gift numa belíssima tarde de sol", explicou o grupo em comunicado. Acrescentaram ainda que "Os actores aceitaram fingir que tinham um projecto musical novo e aceitaram também utilizar os seus próprios nomes e a sua própria identidade para comunicarem ao mundo que afinal Lukas Haas e Isabel Lucas tinham um novo projecto musical paralelo às suas carreiras de actores. A ideia pareceu-lhes genial, gostaram do disco, porque não?".





Os The Gift têm marcados há bastante tempo três concertos no Teatro Tivoli na Avenida da Liberdade em Lisboa para os dias 17, 18 e 19 de Março. Estes concertos estavam inicialmente previstos para o Teatro da Trindade mas foram posteriormente mudados para este novo local.

Vídeo | Scenes From The Suburbs trailer


terça-feira, 8 de março de 2011

Áudio | Fever Ray – The Wolf

 

Disco - Reedição | Harald Grosskopf - Synthesist / Re-Synthesist (Rvng Intl. 2011)


Synthesist é o disco de estreia de Harald Grosskopf, baterista e teclista alemão nascido em 1949 e foi originalmente lançado em 1980 pela Sky Records. Será reeditado em nova caixa remasterizada pela americana Rvng Intl. a 15 de Fevereiro, a propósito da comemoração do 30º Aniversário da edição desta verdadeira pérola da música kosmiche. Este enigmático percussionista de projectos como Ash Ra Tempel, Ashra, Klaus Shulze ou Cosmic Jokers



Berlin, Germany, summer of 1979, Harald Grosskopf, then 30 years old, was at a personal and creative crossroads. His girlfriend just left him, and Ashra (Manuel Göttsching's "solo" project) was on temporary hiatus. Harald always considered himself a rhythmic accomplice to his numerous collaborators' lead, until prompted by some fellow musician friends to pursue a singular creative vision.

Armed with a MiniMoog and Revox reel-to-reel, Grosskopf set off for the West German countryside that fall and isolated himself in a home studio for almost two months to record Synthesist. The temperamental analog synthesizer and sequencing technology created a long learning curve eventually resulting in a harmonious union of man and machine.

The human response undeniably colors the eight songs of Synthesist and aligns the album with some of the more melodic output of the Berlin School of Electronic Music. The title track and "Transcendental Overdrive" almost take on pop qualities. Harald's live percussion opens up tracks like "So Weit, So Gut" and "Emphasis" for jammed out exploration. Where the album veers into the ambient space clusters of "B. Aldrian" or "Trauma", it's hard not to consider Synthesist the nexus of Krautrock, Kosmische, and New Age.

Re-Synthesist, the companion compilation to Synthesist, is an assemblage of reinterpretations of Grosskopf's work by a new vanguard of electronic and experimental artists including Oneohtrix Point Never, Blondes, Arp, Stellar Om Source, CFCF, James Ferraro, and many others.

Although Synthesist has been unavailable on vinyl for almost three decades, it doesn't fetch unfathomable collector fees. Selecting Synthesist as our first reissue is more about the connectivity to a new audience than the scarcity fetish for a select few. It's about sharing Harald's story and celebrating an album musically accomplished and compelling from start to end.

The Synthesist LP comes as a deluxe package on post-consumer recycled goods, including a unique reverse bound record jacket and full color liner notes by Harald Grosskopf in English and German. The Re-Synthesist compilation is only available with vinyl purchase, both available digitally through our usual storefront suspects.







Originally released by Sky Records in 1980, Synthesist is something of an undiscovered gem of West German Kosmische musik. Grosskopf, a drummer who had previously recorded with Klaus Schulze and Ashra, may look like a lab technician in ill-advised silver body paint on the original sleeve, but he shows a more adept touch when it comes to the music.

The album’s eight tracks find their own path through a landscape of cosmic-tinged motorik, Tangerine Dream-like sequenced electronics and occasional darker moments of ambience. The opening ‘So Weit, So Gut’ (so far, so good) lives up to its title, an arpeggiated vision of Buck Rogers cruising down the Autobahn on some distant planet, analogue synths creating a Doppler shift in the listener’s head.

Tracks tend to be dense rather than sparse: ‘Transcendental Overdrive’ builds layer upon layer of sound, until its lead synths duel on the musical freeway like Dennis Weaver in a Sunday afternoon B-movie. Also keeping just the right side of noodling, ‘Emphasis’ features jazzy time signatures, a key change and heavy use of the pitchbend wheel.

The title track is a slow-building seven-and-a-half minute beauty. From a contemplative opening to delightful action as each wave of drums and each new synth line adds to the feeling of deep satisfaction. A sunrise soundtrack every bit as lovely as Orbital’s ‘Belfast’.

If ‘Synthesist’ is the light, Grosskopf explores his darker side on tracks such as ’1847 – Earth’ and ‘Trauma’ . The former begins with a drone or tone from somewhere deep in the bowels of the earth, adding Jan Hammer meets Joy Division rhythms, followed by percussive touches that wouldn’t sound out of place on a Roska record, as well as passing noises that enthral and disturb like a large, strange animal briefly glimpsed in a rainforest. The track ends with incomprehensible sounds of slowed-down speech, adding to the disorientation of this aural Ayahuasca trip. ‘Trauma’ continues in a pleasurable but slightly sinister vein, largely beatless, with dark ambient tones and odd noises on top of phased synth sweeps.

The synth washes of ‘B. Aldrian’ show that Grosskopf can occasionally veer a bit too close to New Age territory, but elsewhere he gets the balance between light and shade, rhythm and melody, contemplation and perspiration spot on. Synthesism rarely sounded better.

Ed: Justin chose to focus on the original Synthesist; the reissued version of the record, however, comes with a bonus disc of remixes and reinterpretations from James Ferraro, Oneohtrix Point Never and more.

Justin Toland



Áudio | Shackleton - Deadman e Fireworks

Shackleton, Deadman by honest jons


Shackleton, Fireworks by honest jons